Inicio
Login Esqueci minha senha
Busca

Notícias Eventos

Tamanho do texto Imprimir
Eventos 19/11/2012

La Verace Pizza Napoletana

 

 

BACO PIZZARIA GANHA SELO DE QUALIDADE DA ASSOCIAZIONE VERACE PIZZA NAPOLETANA

 

Brasília abriga a terceira pizzaria do Brasil a ganhar o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana. Entrega acontecerá no dia 08 de novembro, em São Paulo, com a presença do Presidente da AVPN, Antonio Paci.

 

Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napoletana (Associazione Verace Pizza Napoletana - AVPN), com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo a sua cultura e, de certa forma, resguardando-a contra a "miscigenação" cultural que sofre a sua receita. Com isso, foi criado um estatuto preciso, que normatiza as suas principais características.


A associação age fortemente na Itália para que a pizza Napoletana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (Di Origine Controllata - Denominação de Origem Controlada). Em 2004, um projeto de lei foi enviado ao parlamento, com o intuito de regulamentar, por lei, as verdadeiras características da pizza napolitana. O "DOC" é uma designação que regula produtos regionais, tais como os famosos vinhos portugueses.


Além disso, a pizza Napoletana está, desde dezembro de 2009, protegida pela Comissão Europeia, junto com mais 44 produtos que têm o selo de “Especialidade Tradicional Garantida” (Specialità Tradizionale Garantita – STG).


Em Brasília, no mês de novembro, a terceira casa do país, especializada no assunto, ganhará o selo de qualidade da Associação. Lançada no dia 10 de julho, a Verace Pizza Napoletana da Baco Pizzaria comemorou o Dia da Pizza e, desde então, esteve em processo de aceitação junto à AVPN.


A verdadeira pizza Napoletana tem o selo STG que em português significa “Especialidade de tradição garantida”. Gil Guimarães, restauranter, há 12 anos a frente da Baco, investiu no preparo da pizza e hoje é um dos poucos no Brasil a respeitar a tradição de Nápoles. 


Ao contrário do que se imagina, o sotaque napolitano da pizza está tanto no sabor como no preparo, resultando um produto rústico que respeita princípios que se perderam no tempo. Hoje, mesmo na Itália, essa tradição resiste em poucas pizzarias. "Muitos estabelecimentos não usam mais forno a lenha. Em outros, a massa é aberta com rolo e não com as mãos, como deve ser," explica Gil.


A Vera Pizza Napoletana tem em dois sabores tradicionais: Marinara, feita com molho de tomate, orégano e alho, e a Margherita, que leva mozzarela, molho de tomate, parmesão e manjericão, ambas preparadas cuidadosamente. As regras da AVPN devem ser obedecidas à risca, o que inclui cuidados desde a escolha da farinha até a temperatura do forno. Para preparar a massa, utiliza-se a farinha 00 italiana, água e apenas 3% de fermento fresco. "Na prática, a massa feita com a farinha italiana leva mais tempo para fermentar, entre oito e dez horas, o que a deixa mais leve, macia e fácil de digerir", explica Gil. O tomate italiano também faz diferença.


Além da massa, o empresário explica que a pizza deve ser feita com tomate San Marzano ou Pomodoro Pelati, mozzarela de búfala ou de vaca STG, azeite extra virgem italiano e manjericão fresco. Por fim, o forno deve estar a 485º e o tempo para assar tem que ser entre 60 e 90 segundos. Outro detalhe é a quantidade dos ingredientes, que também seguem a regra. Uma verdadeira iguaria! “O resultado é uma pizza leve, elástica, macia e ao mesmo tempo sutilmente crocante, com sabor inconfundível”, acrescenta Gil.


A vontade de fazer pizza surgiu desde a época em que o empresário morou na França, mas foi em Nápoles que ele realmente se apaixonou por pizza. Portanto, um sonho antigo que está se concretizando agora.
Segundo o representante da AVPN no Brasil, André Guidon, é importante que outras casas brasileiras passem a participar da Associação. “Para nós é excelente que outras cidades além de São Paulo tenham pizzarias certificadas. Mostra que os estados têm interesse em refinar seus produtos”, comenta.


A entrega do certificado acontece no dia 8 de novembro, em um evento especializado no assunto, na cidade de São Paulo. Esta será a primeira vez que o Presidente da AVPN, Antonio Paci, vem à América Latina, e Gil Guimarães receberá o certificado de suas mãos.


Juntamente à premiação, uma série de eventos, palestras serão realizadas na Universidade Anhembi Morumbi, para todos que fazem parte do universo das pizzarias. Para mais informações sobre a AVPN acesse: http://www.pizzanapoletana.org/

 

Fotos: Michael Melo

 


Envie essa notícia para um amigo

Confira nossos destaques

  • Prato da Boa Lembrança do Oliver

    Adicionar legenda

    Leve uma lembrança depois de uma boa refeição. O Oliver é o único restaurante de Brasília que participa do Prato da Boa lembrança 2012.

  • Happy Hour com rodízio de Tapas no Parrilla Madrid

    Adicionar legenda

    Divirta-se en La Hora de Los Amigos com Rodízio de Tapas.

  • La Verace Pizza Napoletana

    Adicionar legenda

    Baco Pizzaria ganha selo de qualidade da Associazione Verace Pizza Napoletana

Necessária uma versão mais recente do Flash Player

Get Adobe Flash player

Agora no Twitter
  • 04.02.10 as duas horas as maes do meninos desaparecidos em luziânia estarao no plenario do senado.vou insistir necessidade açao do gov federal.
  • 04.02.10 as duas horas as maes do meninos desaparecidos em luziânia estarao
  • 04.02.10 as duas horas as maes do meninos desaparecidos em luziânia estarao no plenario do senado.
Siga a BomGastrononima no Twitter